terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Curso de Ciências Socioambientais na UFMG

Pioneiro no Brasil com abordagem interdisciplinar que vai além do aspecto meramente tecnicista, o curso tem por objetivo formar profissionais com domínios integrados, capazes de articular as questões das várias áreas do conhecimento e refletir sobre realidades práticas e problemas socioambientais urgentes.

Com aulas na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha, o curso contará também com a participação de docentes das áreas de ciências biológicas, economia, geociências e engenharia. Desse modo, o aluno terá contato com diversas áreas do conhecimento, articuladas de forma a garantir a convergência de saberes, proposta pelo curso, tendo em vista as várias imbricações das dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas, espaciais, históricas e ecológicas das relações entre sociedades e ambientes.

Dentre o conjunto de matérias a serem cursadas pelo aluno, destacam-se cultura e meio ambiente, agroecologia, análise socioambiental, introdução à geodiversidade, relações internacionais e meio ambiente, história da ciência, economia e ecologia. De acordo com a coordenadora do curso, toda a grade foi ajustada de forma a conduzir a um olhar interdisciplinar.

O curso tem como meta formar cientistas socioambientais com capacidade para tais reflexões e com aptidões técnicas para leitura e interpretação de documentos cartográficos, imagens de satélites, gráficos de análise de solo, água e ar, correlacionando-os com as dinâmicas sociais e culturais em questão.

O mercado de trabalho para este profissional é constituído por atividades de ensino e pesquisa e atuação em órgãos ambientais em instâncias da administração municipal, estadual e federal, grupos empresariais diversos e também atividades do terceiro setor, entidades e fundações de cunho conservacionista e/ou social.

Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Ci%C3%AAncias-Socioambientais-UFMG/299742626707717?sk=info
Siga-nos no twitter: @CASa_UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário