terça-feira, 10 de julho de 2012

Apresentação do Curso


O Curso de Ciências Socioambientais surgiu a partir da discussão entre professores de distintos departamentos da UFMG que perceberam necessidade de criação de um curso que não dissociasse as questões “ambientais” de uma reflexão social, política, econômica e antropológica. Assim, este curso foi criado com objetivo de formar profissionais capacitados para refletir e intervir, de forma metódica e integrada, sobre os processos contemporâneos que envolvam as relações entre sociedade(s) e meio ambiente(s), tendo em vista as imbricações de suas dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas, espaciais e ecológicas.
A demanda da sociedade por profissionais com habilidades socioambientais é bastante evidente e crescente. E há uma predominante divisão dos conhecimentos entre as áreas das ciências naturais – como biologia, geomorfologia, ecologia, engenharia ambiental, etc – e as ciências humanas – sociologia, antropologia, demografia, economia, urbanismo, história. Tal situação implica em visões fragmentadas de um tema complexo incorrendo, muitas vezes, num estreitamento das análises, com perspectivas e soluções que acabam por se mostrar simplistas e ineficazes, acarretando significativos danos para a sociedade, impedindo a real transformação de nossas práticas.
O curso pretende inovar em relação ao enfoque tecnicista presente em cursos de temáticas ambientais de outras universidades brasileiras, é inovador pois está implantando a preparação de profissionais com perfil interdisciplinar. A proposta é agregar as experiências diversas de docentes e dos núcleos de pesquisa existentes na UFMG para aprofundar as interrelações socioambientais, respondendo assim a desafios epistemológicos e profissionais colocados pelas questões atuais da sociedade contemporânea e formando profissionais aderidos às demandas de nossa realidade. O curso é sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH - e, portanto, deverá responder à lacuna da integração das humanidades com as ciências biológicas e naturais, rompendo com a perspectiva epistemológica que separa o social do ambiental, atribuindo a este último uma autonomia e uma objetividade em relação às dinâmicas sociais e políticas. Por isso os alunos são formados para desenvolver a capacidade de compreender, interpretar, analisar e atuar sobre os processos ambientais entendendo-os na sua constituição vis-à-vis os processos sociais, históricos e políticos da sociedade.

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